O que é ser mulher?
Ser mulher é difícil… Ser mulher continua a ser um ato de coragem. Todas as mulheres têm mesmo de ser todas as mulheres. Temos de ser a dona de casa perfeita, a companheira cúmplice e compreensiva, a mãe extremosa e preocupada, a profissional competente e cumpridora, a filha atenta, a nora responsável, a amiga presente, a governanta que organiza o dia-a-dia da família… A lista é interminável.
Não nos é «permitido» descurar a imagem, temos de estar permanentemente de olho nos ponteiros da balança, andar em cima da celulite e arranjar tempo para conseguir ir ao ginásio.
Ser mulher é lutar diariamente para que o tamanho da roupa, a cor do batom ou a cor do cabelo não nos defina. Mas sim a nossa atitude, a forma como nos relacionamos, lidamos e dialogamos com as pessoas e com o mundo em que vivemos.
Ser mulher é saber que o nosso lugar é onde quisermos, onde nos sentirmos bem e realizadas, porém é enfrentar preconceitos diariamente.
Ser mulher é ter de trabalhar mais para provar o que valemos, sem nos esquecermos de, ao mesmo tempo, não parecermos mais espertas que os colegas, e tudo isto ganhando sempre menos do que eles.
Ser mulher é nadar contra uma sociedade onde o machismo persiste, é lutar, não por privilégios, mas por direitos. É ser forte por natureza – força essa que é surpresa para aqueles que nos subestimam constantemente.
Ser mulher é ser tempestade e acalmia.
Ser mulher é ter charme, beleza e elegância particulares e, no entanto, ser capaz de mover montanhas!
Ser mulher é amar com toda a delicadeza, é lutar com toda a coragem, é ser sensível na retidão e forte sem perder a ternura.
Ser mulher é arranjar tempo para ser o que somos… Mulheres!
Trazemos harmonia ao mundo. Movemos o mundo.
Feliz Dia Internacional da Mulher
Rita Pires
RP Saúde
Use o nosso formulário de contato para expor a sua dúvida e brevemente ela estará esclarecida aqui.