Dia Mundial da Obesidade

02 | 03 | 2023
Dia Mundial da Obesidade

O Dia Mundial da Obesidade assinala-se a 4 de março, foi criado pela Federação Mundial da Obesidade e tem como propósito consciencializar a sociedade sobre esta doença. 

Em Portugal, quase 50% da população tem excesso de peso. Quase um milhão de adultos sofre de obesidade. Uma em cada três crianças tem excesso de peso e sofre desta doença crónica que é caracterizada pelo excesso de gordura acumulada no organismo.

A obesidade, considerada pela Organização Mundial da Saúde uma epidemia, afeta de forma negativa a nossa longevidade e qualidade de vida.

É importante controlar a obesidade, pois ela própria é um fator de risco para o desenvolvimento e/ou agravamento de outras patologias, tais como diabetes tipo 2, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, alguns tipos de cancro, entre outras. 

Do ponto de vista de distribuição da gordura, a obesidade divide-se em dois tipos:

  1. Ginoide: caracteriza-se por um corpo em forma de pêra, com uma maior acumulação de gordura abaixo da cintura. É mais comum nas mulheres, apresenta menor impacto no risco cardiovascular que a obesidade masculina, estando mais associada ao aparecimento de varizes e de doenças articulares.
  2. Androide: com a gordura localizada na cintura e zona superior do corpo, está associado a um corpo em forma de maçã. Mais frequente nos homens, pode favorecer o aparecimento de diabetes, hipertensão, aterosclerose e doenças cardiovasculares.

Causas

A obesidade - uma doença crónica - por isso requer cuidados continuados para se manter controlada, surge quando o número de calorias ingeridas é superior às que são gastas. Quando isto acontece, diz-se que o balanço energético é positivo e, como resultado, o corpo armazena as calorias extra sob a forma de massa gorda. Isto está associado, por exemplo, à adoção de hábitos de vida sedentários e a uma alimentação rica em cereais refinados, açúcares e gorduras saturadas.

A obesidade tem causas multifatoriais (de natureza ambiental, metabólica, genética) e pode ter influências culturais, psicológicas e comportamentais.

Diagnóstico

O cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) é a técnica mais utilizada para avaliar o grau de obesidade em adultos. Este índice é obtido dividindo o peso (em quilos) pela altura (em metros) ao quadrado. Exemplo: 

90kg / (1.60mx1.60m) = 35.16  (neste caso verifica-se obesidade de grau 2).

IMC
CLASSIFICAÇÃO
Menor que 18,5

Magreza

18,5 a 24,9Normal

25

Excesso de peso
25 a 29,9

Pré-obesidade

30 a 34,9Obesidade grau 1
35 a 39,9Obesidade grau 2
40Obesidade grau 3


A circunferência da cintura é uma medida importante que pode ser utilizada para avaliar o estado nutricional e o risco de eventos cardiovasculares.

Medidas do perímetro da cintura associados a risco importante:

  • Mulheres: ≥ 88 cm
  • Homens: ≥ 102 cm

Tratamento

O tratamento da obesidade inclui sempre a reeducação alimentar, a mudança de estilo de vida e o controlo das suas complicações, como a diabetes e a hipertensão. Nos casos mais graves, pode ser necessário o uso de procedimentos cirúrgicos como a cirurgia bariátrica. 

Prevenção

Uma das regras mais importantes para evitar o excesso de peso e obesidade é manter o gasto calórico (as calorias que despendemos no dia-a-dia) igual ou superior à quantidade de calorias ingeridas, adequando a ingestão de calorias ao gasto diário.

  1. Siga uma dieta equilibrada e variada.
  2. Coma as porções recomendadas.
  3. Conheça os alimentos que ingere.
  4. Pratique exercício físico.
  5. Diga não às dietas «relâmpago».


Esperamos ter conseguido consciencializá-lo quanto ao grave problema que é a obesidade! Envie-nos as suas questões através do Formulário de Contato. Marque uma consulta de Clínica Geral AQUI, de Nutrição AQUI e de psicologia AQUIPoderá igualmente fazê-lo através do nosso Formulário de Contato.

Vemo-nos na próxima consulta!

RP Saúde



Coloque a sua questão!

Use o nosso formulário de contato para expor a sua dúvida e brevemente ela estará esclarecida aqui.